Raio-X: Gurias decidem vaga na final do Brasileirão
Tarde histórica para o Futebol Feminino do Clube do Povo! A partir das 17h30 desta segunda-feira (12/09), as Gurias Coloradas, que empataram o jogo de ida por 1 a 1, disputam a partida de volta da semifinal do Campeonato Brasileiro A1 contra o São Paulo. Confira, a seguir, todas as informações sobre o jogo do Morumbi!
Transmissão;
Preparação colorada;
Regulamento;
Informações sobre ingressos;
Arbitragem;
De olho no rival;
Histórico do confronto;
Transmissão 📻
Emissora oficial do Inter, a Rádio Colorada estará ao vivo a partir das 17h desta segunda-feira. As redes sociais das Gurias Coloradas (Instagram, Facebook e Twitter) acompanharão o relato minuto a minuto da partida com fotos e vídeos dos principais lances, enquanto SporTV e Eleven Sports anunciam transmissão com imagens.
Programação | Plataforma | |
17h | Portões Abertos | Site e APP do Inter |
17h30 | Jornada Esportiva | Site e APP do Inter |
19h30 | Vestiário Vermelho | Site e APP do Inter |
Vamos, Coloradas 💪
O empate de 1 a 1 no Gigante, conquistado com gol de Lelê, deixou um gosto amargo para o Inter, que fez por merecer a vitória – sobretudo na etapa final, quando empilhou chances suficientes para virar uma partida que tivera seus primeiros 45 minutos encerrados com parcial triunfo visitante. Em Porto Alegre, as Gurias contaram com o apoio do maior público registrado no novo Beira-Rio em duelos de futebol feminino: 7.025 pessoas.
Desde o confronto que abriu a fase semifinal, disputado no dia 28 de agosto, as Gurias tiveram pouco mais de duas semanas para se preparar para a decisão do Morumbi. O período entre as partidas contou com a convocação da craque Duda Sampaio para a Seleção Feminina, que disputou dois amistosos contra a África do Sul, e com os retornos de Gabi Barbieri, Mileninha e Priscila, trio medalhista de bronze com o Brasil na Copa do Mundo Sub-20, ao Sesc.
Reforçado e com o fôlego renovado, o elenco colorado realizou, ao longo dos últimos dias, fortes trabalhos com foco em transições ofensivas e finalizações. Diante do São Paulo, o time de Maurício Salgado disputará sua 19ª partida no Campeonato Brasileiro de 2022. Até aqui, a campanha das Gurias conta com 11 vitórias, cinco empates e duas derrotas, além de 32 gols marcados e 16 sofridos.
O que está em jogo 🎯
O futebol feminino do Rio Grande do Sul jamais disputou uma final de Brasileirão, mas a classificação das Gurias não seria um feito de abrangência apenas nacional. Se avançar para a final, o Inter também garantirá um das duas vagas de nosso país na CONMEBOL Libertadores do próximo ano. Para fazer história, nossas coloradas precisam ou vencer o jogo de volta no tempo normal, ou levar a melhor na decisão por pênaltis.
A fase eliminatória do Brasileirão Feminino não conta com saldo qualificado por gols marcados fora de casa como critério de desempate. Assim, nova igualdade, independente do escore, exigirá a disputa dos tiros livres da marca da cal. Quem vencer, também por qualquer placar, estará classificado para decidir o título com o Corinthians, que eliminou o Palmeiras por um agregado de 6 a 1.
Informações sobre ingressos 🎟️
Inicialmente marcado para a Arena Barueri, o duelo desta tarde será disputado no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, casa do São Paulo. Os ingressos para a torcida colorada custam 10 reais, e podem ser adquiridos pela internet. Para confirmar a sua presença, clique no botão abaixo! O acesso ao setor visitante ocorrerá pelo Portão 15-A.
Arbitragem 👨⚖️
Charly Wendy Deretti (FIFA), de Santa Catarina, apita, auxiliada por Bárbara Roberta Loiola (FIFA), do Pará, e Anne Kesy de Sá (FIFA), do Amazonas. Quarta árbitra: Fernanda dos Santos de Souza, da Federação de Paulista de Futebol. VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga, do Rio de Janeiro.
Rival 🆚
Assim como o Inter, o São Paulo também tem o sonho de disputar sua primeira final de Brasileirão Feminino. Desde 2020, ano em que debutou na elite do país, o Tricolor já chegou à semifinal em uma ocasião – exatamente na temporada de estreia, quando foi eliminado, por um placar agregado de 3 a 2, para o Avaí/Kindermann-SC. Naquele ano, as catarinenses também superaram as Gurias, mas na fase de quartas.
A preparação adversária para o jogo desta segunda-feira conta tanto com semelhanças quanto com diferenças em relação à rotina colorada. As coincidências são de responsabilidade da Seleção Brasileira, cuja categoria Sub-20 também atuava com atletas do Tricolor, a exemplo da meio-campista Yayá. Já na Amarelinha profissional, a atacante Micaelly esteve entre as convocadas de Pia Sundhage.
Por outro lado, o São Paulo precisou ir a campo na semana passada. Na última quarta-feira (07/09), as comandadas de Lucas Piccinato venceram o Corinthians, em Barueri, por 3 a 0. Válida pela quarta rodada do Paulistão, a partida apresentou duas estratégias contrastantes. Enquanto o time alvinegro foi a campo preservando seus principais nomes, o Tricolor escalou força máxima, e levou a melhor com gols de Yayá, Naná e Cacau.
Retrospecto 📊
Inter e São Paulo já travaram seis embates válidos pelo Brasileirão Feminino. Até aqui, cada equipe soma duas vitórias no histórico do confronto. Os triunfos das Gurias ocorreram em 2021, na fase de quartas de final, e na terceira rodada do Nacional deste ano. Também ocorreram dois empates no duelo, que aponta vantagem colorada no saldo de gols: nove marcados contra oito sofridos.
O embate válido pelas quartas de final do Brasileirão de 2021 foi o único de caráter eliminatório já disputado por Saci e Tricolor. Na ocasião, o Inter abriu o confronto em desvantagem após perder por 2 a 1 o jogo da ida, disputado no Beira-Rio. Na volta, as Gurias fizeram história: depois de Gislaine abrir o placar para o São Paulo, Fabi Simões, ainda no primeiro tempo, e Ari e Shashá, nos minutos derradeiros da etapa final, viraram o jogo e garantiram a classificação alvirrubra.