Raio-X: Gurias e torcida começam a luta pelo título nacional

Manhã de final nacional no Gigante/Foto: Rebeca Reis/Staff Images/CBF

Chegou a hora. Às 11h deste domingo (18/09), as Gurias Coloradas abrirão a primeira final de Brasileirão Feminino de nossa história. No Beira-Rio, o Inter enfrentará o Corinthians, e contará com o apoio massivo da Maior e Melhor Torcida do Rio Grande, que esgotou os cerca de 45 mil ingressos disponibilizados para o jogo de ida da decisão nacional. Confira, a seguir, todas as informações sobre a partida!

Informações sobre acesso;
Preparação colorada;
Transmissão;
Regulamento da final;
Arbitragem;
De olho no rival;
Último confronto;


#GiganteDasGurias

O Beira-Rio deve receber o maior público já registrado em uma partida de futebol feminino disputada no Brasil. Até aqui, o recorde pertence ao Corinthians, que conquistou o Paulistão Feminino do ano passado apoiado por 30.077 pessoas. A procura dos colorados e coloradas por ingressos foi tamanha que nem mesmo o lote extra de entradas, disponibilizado no início da tarde de sábado (17/09), perdurou nas bilheterias por muito mais do que algumas poucas horas.

Beira-Rio receberá grande público/Foto: Ricardo Duarte

Neste domingo, os portões do Gigante estarão abertos a partir das 9h30, e o acesso ao Beira-Rio será liberado mediante doação de 1kg de alimento não perecível. Os donativos serão arrecadados somente nos três pontos de coleta preparados no pátio do estádio: um na Bandeira, ao lado do Gigantinho; outro no Letreiro, próximo à estátua do ídolo Fernandão; e também na Capela, em frente ao Portão 1.


Pra cima delas! 🔥

Gurias eliminaram o São Paulo na semfiinal/Foto: Mauro Horita/Staff Images/CBF

Além de lugar na decisão nacional, as Gurias também garantiram, ao avançar das semifinais, vaga na Libertadores de 2023. A classificação foi conquistada na última segunda-feira (12/09), quando as coloradas, que haviam empatado o jogo de ida, no Beira-Rio, por 1 a 1; bateram o São Paulo pelo placar de 1 a 0. Maii Maii marcou o gol do Inter no Morumbi, enquanto a goleira May defendeu, já nos minutos finais, cobrança de pênalti da atacante Micaelly.

Grupo ajustou detalhes ao longo da semana/Foto: João Callegari

De volta a Porto Alegre desde terça passada, as Gurias iniciaram na quarta-feira (14/09) os preparativos para o confronto com o Corinthians. No primeiro dia de trabalhos, Mauricio Salgado comandou atividades apenas com a parcela do grupo que não fora titular em São Paulo, assim permitindo que as atletas que acumulavam maior minutagem realizassem um completo processo de recuperação física.

Já o encerramento de semana foi aproveitado para ajustar os últimos detalhes da equipe. Trabalhos táticos, técnicos e de bola parada foram organizados pela comissão, que não tem nenhum novo desfalque por suspensão para encarar o Corinthians – Bruna Benites, Sorriso, Millene e Tamara estão penduradas. O jogo de volta da final está previsto para as 14h do próximo sábado (24/09), na Neo Química Arena.

Inter está pronto para a final/Foto: João Callegari

Transmissão 📻

Desde 2017, a Rádio Colorada, emissora oficial do Inter, é quem mais transmite o Futebol Feminino do Clube do Povo, e é claro que a dobradinha seguirá de pé neste domingo. Direto das cabines do Beira-Rio, a Mais Vermelha estará ao vivo a partir das 10h30. Já as redes sociais das Gurias (InstagramFacebook e Twitter) acompanharão a partida através de completo relato minuto a minuto. Com imagens, Eleven Sports, SporTV e Band anunciam transmissão.


Regulamento 📖

Jogos eliminatórios de competições organizadas pela CBF não contam com saldo qualificado por gols marcados fora de casa como critério de desempate. Desta forma, a equipe campeã precisará encerrar os 180 minutos da final em vantagem no placar agregado. Caso a igualdade, por qualquer escore, persista após os dois confrontos, o título brasileiro será decidido nos pênaltis.

Inter busca o inédito título nacional feminino/Foto: Mauro Horita/Staff Images/CBF

Arbitragem 👩‍⚖️

Deborah Cecilia Cruz Correia (FIFA), da Federação Pernambucana de Futebol, apita, auxiliada por Brigida Cirilo Ferreira (FIFA), do Alagoas, e Bárbara Roberta da Costa Loiola (FIFA), do Pará. Quarta árbitra: Andressa Hartmann, da Federação Gaúcha de Futebol. Quinta árbitra: Luisa Naujorks Reis, também do Rio Grande do Sul. VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda, do Rio de Janeiro.


Rival 🆚

Corinthians está na sexta final consecutiva/Foto: Mauro Horita/Staff Images/CBF

Finalista do Brasileirão pelo sexto ano consecutivo e atual bicampeão nacional, o Corinthians Feminino busca conquistar o país pela quarta vez na história. Para chegar à decisão, o time de Arthur Elias eliminou o Palmeiras nas semis, fase encerrada com o placar agregado de 6 a 1 para o Alvinegro – que disputou o jogo de volta como visitante. Antes disso, a equipe ainda superara o Real Brasília nas quartas de final, adversário batido tanto no Distrito Federal quanto em São Paulo.

Arthur Elias comanda o Alvinegro desde 2016/Foto: Marco Galvão/Corinthians

Também envolvido na disputa do Paulistão Feminino, o Corinthians precisou ir a campo na quinta-feira passada (15/09). Fora de casa, diante do Pinda, o adversário colorado escalou uma equipe praticamente reserva, mas suficiente para vencer a partida por 2 a 0. Das atletas que formam o time titular de Arthur Elias, apenas Diany, meio-campista que também faz as vezes de lateral-direita, iniciou o embate estadual – ela está suspensa no Brasileirão.

No Beira-Rio, Arthur Elias contará com o retorno de Tamires. Histórica jogadora da Seleção Brasileira, a lateral e meia-esquerda cumpriu suspensão no segundo jogo contra o Palmeiras, e agora volta a ficar disponível. Assim, o provável time do Corinthians para os primeiros 90 minutos da final nacional conta com Lelê; Mariza, Andressa, Taciane e Yasmim; Gabi Morais, Gabi Zanotti, Gabi Portilho e Tamires; Adriana e Jheniffer.


Último confronto 🔙

Gurias empataram em São Paulo/Foto: Rebeca Reis/Staff Images/CBF

Pela 13ª e antepenúltima rodada da primeira fase do Brasileirão de 2022, Inter e Corinthians empataram por 1 a 1 na Fazendinha. Melhores em campo e donas das principais oportunidades do jogo, as Gurias largaram em vantagem na capital paulista. Millene, aos 39 da primeira etapa, colocou a Lei do Ex à prova para balançar as redes alvinegras. No minuto seguinte, porém, a atacante Jheniffer, que já defendeu o Clube do Povo, empatou para as donas da casa e deu números finais ao confronto, disputado no dia 18 de junho deste ano.