Raio-X: Inter visita o Botafogo

Domingo de visita ao Engenhão/Foto: Ricardo Duarte

Noite de confronto decisivo pelo Brasileirão! A partir das 18h deste domingo (16/10), o Clube do Povo enfrenta o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, em partida da 32ª rodada do Nacional. Confira, a seguir, todas as informações sobre o duelo!

Preparação colorada;
Relacionados;
Entrevista com Wanderson;
Arbitragem;
De olho no rival;
Ingresso e ponto de encontro;
Transmissão;
Retrospecto do confronto;


Pra cima deles 💪

Depois de disputar quatro partidas em um intervalo de 12 dias, o Inter teve a semana livre para se preparar para a visita ao Botafogo. Na última vez que foi a campo, o Colorado bateu o Goiás, no Beira-Rio, pelo placar de 4 a 2. Conquistada no domingo passado (09/10), a vitória manteve o Clube do Povo na vice-liderança do Brasileirão, agora com 57 pontos – 10 a menos do que o Palmeiras, primeiro.

Mano exigiu intensidade na semana de treinos/Foto: Ricardo Duarte

Ao todo, Mano Menezes comandou cinco dias de treinamento com o elenco. No primeiro deles, organizado na terça-feira (11/10), os nomes que enfrentaram o Goiás realizaram apenas exercícios físicos em academia e gramado, enquanto o restante do grupo participou de atividades técnicas com bola.

O ritmo ficou mais intenso na quarta (12/10), quando a comissão técnica promoveu diversas atividades no CT Parque Gigante. Trabalhos físicos, de construção ofensiva e de posse de bola e finalizações ditaram a manhã do Dia das Crianças. Já no encerramento do treino, os atletas receberam a especial visita de seus filhos.

Semana foi de trabalhos puxados/Foto: Ricardo Duarte

Na quinta-feira (13/10), o grupo voltou a ser dividido, desta vez em três equipes. Duas delas, em um lado do gramado, disputaram atividade coletiva, enquanto a outra trabalhou cruzamentos e finalizações, lapidando e calibrando a pontaria para domingo.

Já na sexta de antevéspera de partida, os ajustes táticos de posicionamento e movimentação foram feitos de maneira fechada para a imprensa, que acompanhou apenas a primeira parte do treino. Por fim, dinâmicas de bola parada defensiva e ofensiva integraram a manhã deste sábado (15/10).

Colorado está pronto para visitar o Fogo/Foto: Ricardo Duarte

Relacionados 📜

Pela sétima partida consecutiva, Mano Menezes não poderá repetir a escalação do Inter. Agora, os novos desfalques são Pedro Henrique, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Mauricio, com uma entorse no joelho direito, e Daniel, que apresenta desconforto muscular nas costas. A lista de ausências, vale lembrar, ainda conta com o volante Gabriel e o zagueiro Mercado. Confira os relacionados para a 32ª rodada do Brasileirão!


“Vou poder ajudar muito a equipe” 🎙️

Wanderson passou quase um mês afastado dos gramados por lesão. Após ser substituído no intervalo da vitória de 1 a 0 do Colorado sobre o Cuiabá, conquistada no dia 10 de setembro, o camisa 11 retornou, recuperado de desconforto muscular, apenas no final de semana passado. Entrevistado pelo Canal do Inter nesta semana de trabalhos no CT, o atacante revelou sua alegria por voltar a ficar à disposição de Mano Menezes.

Foto: Ricardo Duarte

“Estou muito feliz. Acho que nenhum jogador gosta de ficar fora dos gramados, fora de campo. Agora, estou muito feliz mesmo, e espero poder dar o meu máximo, ajudando a equipe. Acho que o mais importante é a gente poder dar o nosso máximo, continuar trabalhando, que é o que eu tenho feito para estar de volta aos gramados. Com essa vontade que estou, por estar de volta, acho que vou poder ajudar muito a equipe.”

Wanderson

Wanderson também compartilhou suas projeções para o duelo no Engenhão. O atacante lembrou do embate do primeiro turno, vencido pelos cariocas pelo placar de 3 a 2, e disse saber que, a exemplo do que ocorrera no Beira-Rio, o confronto no Rio de Janeiro não deve ser fácil para o Inter. Mesmo assim, a qualidade dos trabalhos realizados no CT Parque Gigante faz o atacante apostar em uma vitória colorada neste domingo.

Foto: Ricardo Duarte

“A gente sabe da qualidade que tem dentro do elenco. Independente de quem esteja do outro lado, temos que fazer a nossa parte. Sabemos que é um adversário muito difícil, o confronto dentro de casa também foi bastante difícil, mas eu creio que a gente tem trabalhado, nessa semana aqui, muito forte para sair de lá com a vitória. Temos demonstrado que não só no Beira-Rio a gente é forte, mas também fora de casa. Lá não vai ser diferente, e creio que a gente vai sair com a vitória, sim.”

Wanderson

Mais uma vez impossibilitado de repetir escalação, o Inter apostará na força do elenco para retornar a Porto Alegre com os três pontos. O Colorado está invicto há 10 jogos no Brasileirão, com sete vitórias e três empates conquistados no período. A concorrência de alto nível travada pelos jogadores foi outro tema comentado por Wanderson, que se mostrou orgulhoso do desempenho apresentado pela equipe nas últimas semanas.

“Todos que estão aqui têm qualidade para estar nos 11 iniciais, e creio que os jogadores que têm preenchido essa vaga dos que geralmente têm começado os jogos têm feito isso muito bem. O mais importante é a gente estar vencendo as partidas que tem encarado. Com ou sem desfalques, tem que entrar com a mentalidade no mesmo objetivo. Entrar e vencer, e é isso que temos feito. Todos são importantes.”

Wanderson

Arbitragem 👨‍⚖️

Braulio da Silva Machado (FIFA), da Federação Catarinense de Futebol, apita, auxiliado por Kleber Lucio Gil (FIFA), também de Santa Catarina, e Luanderson Lima dos Santos, da Bahia. Quarto árbitro: Felipe da Silva Gonçalves Paludo, do Rio de Janeiro. VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira, mais um catarinense.


Rival 🆚

Alvinegro está em boa fase/Foto: Vitor Silva/Botafogo

O Botafogo vive um momento de afirmação no Campeonato Brasileiro, sobretudo como visitante. Depois de revolucionar o elenco às vésperas do começo do Nacional, o Alvinegro aproveitou a janela de meio de temporada para fazer contratações mais assertivas, que geraram impacto imediato no time de Luís Castro. Entre os nomes récem-chegados, destacam-se Tiquinho Soares, ex-artilheiro do Porto, Adryelson, zagueiro revelado pelo Sport, e Fernando Marçal, lateral de longa trajetória no futebol europeu.

Diante do Inter, porém, Luís Castro precisará modificar parte da defesa titular que venceu quatro dos cinco últimos jogos que o Fogo disputou. Por lesão muscular, tanto Rafael quanto Saravia estão fora, e deixam a lateral-direita desguarnecida neste domingo. Além disso, o zagueiro Victor Cuesta é baixa por questões contratuais. Ao mesmo tempo, o ataque volta a contar com Jeffinho, velocista jogador que esteve suspenso na rodada passada.

O Botafogo ainda sonha com vaga na Libertadores da próxima temporada, pois o G6 deve ser ampliado até o fim do Campeonato, já que Flamengo, Corinthians e Athletico-PR, equipes envolvidas nas decisões de Copa do Brasil e Libertadores, também figuram nas primeiras colocações da tabela. Para este domingo, a provável escalação tem: Gatito; Mezenga, Kanu, Adryelson e Marçal; Tchê Tchê, Eduardo e Gabriel; Jeffinho, Júnior Santos e Tiquinho.

Luís Castro é o técnico alvinegro/Foto: Vítor Silva/Botafogo

Palco 🏟️

Popularmente conhecido como Engenhão, o Estádio Nilton Santos abrigará a torcida colorada no setor Sul, para o qual os ingressos custam 80 reais. Antes do jogo, a Maior e Melhor do Rio Grande poderá se reunir no Bar Copinha. Tradicional reduto alvirrubro no Rio de Janeiro, o estabelecimento receberá, das 12h às 16h, o Ponto de Encontro do Relacionamento Social do Inter. Adquira sua entrada para a partida no botão abaixo:


Transmissão 📻

Emissora oficial do Inter, a Rádio Colorada estará ao vivo a partir das 17h45 deste domingo. Você também poderá torcer com as redes oficiais do Clube do Povo (TwitterInstagram e Facebook), que acompanharão a partida com relato minuto a minuto. Com imagens, o Premiere anuncia transmissão.


Retrospecto 🔙

Equipes já se enfrentaram 77 vezes/Foto: Ricardo Duarte

Das 77 partidas até hoje disputadas entre Inter e Botafogo, 28 foram encerradas com vitória do Colorado, que marcou 101 gols nos cariocas. Já o triunfo do primeiro turno foi o 22º conquistado pelo Alvinegro contra o Saci. O time da Estrela Solitário também soma 97 tentos anotados no histórico do confronto. Confira, no quadro a seguir, os números referentes ao Brasileirão:

Inter x Botafogo – histórico pelo Brasileirão
Jogos: 56
Vitórias: 23
Empates: 15
Derrotas: 18
Gols pró: 68
Gols contra: 61
Inter leva vantagem contra o Fogo/Foto: Ricardo Duarte