“Vamos atrás das conquistas!” Mano projeta 2023 em entrevista coletiva

Está chegando a hora! Depois de mais de dois meses sem ir a campo, o Colorado está na reta final de preparação para enfrentar o Juventude, no próximo sábado (21/01), às 19h. O duelo, válido pela primeira rodada do Gauchão, será no Beira-Rio. Antes do pontapé inicial em 2023, o técnico Mano Menezes concedeu entrevista coletiva, nesta tarde de quarta-feira (18/01), no CT Parque Gigante, e projetou suas expectativas para a próxima temporada.

“Vamos ter que agregar a essa evolução a conquista de títulos. Temos que enfrentar essa realidade, porque é a das equipes grandes, e somos um Clube bastante grande. Vamos atrás de conquistas, e o Campeonato Gaúcho é nossa primeira oportunidade de buscá-las. Mas não vamos ser campeões na primeira rodada. Temos jogos para construir, temos que nos afirmar, repetir o que fizemos no ano passado e nos tornar uma equipe capaz de disputar o título.”

Mano Menezes

A pré-temporada colorada, dividida em duas partes, começou no dia 14 de dezembro, e contou com breve recesso de final de ano. Ao longo desse período, Mano teve o grupo praticamente completo à disposição, à exceção de Gabriel, que se recupera de lesão desde o final do ano passado, e Mercado, que recentemente precisou ser preservado dos trabalhos. Por isso, o comandante entende que as atividades foram extremamente proveitosas para o que está por vir.

“A gente fez uma pré-temporada muito boa. Único porém foi o Mercado, que teve que ficar alguns dias fora, e é sempre ruim. Mas, no restante, a gente conseguiu trabalhar aquilo que precisava trabalhar, dar um condicionamento para sustentar esse esse início de sucessão de jogos. Estamos readquirindo ritmo e temos uma vantagem, porque vamos partir de uma base definida no ano passado, que vocês viram aí nos treinamentos, todos, qual é.”

Mano Menezes
Técnico concedeu entrevista nesta quarta-feira/Foto: Ricardo Duarte

Depois do grande segundo semestre que o Inter viveu em 2022, encerrado com o vice-campeonato brasileiro e o posto de melhor mandante do Nacional, Mano entende que o time está pronto para ir além em 2023. A manutenção da maior parte dos jogadores titulares no ano passado é o principal alicerce da confiança do treinador, que celebrou o gabaritado ponto de partida do Clube do Povo nesta temporada.

“Falei, acho que no final do ano passado, que mais importante do que as contratações seria a manutenção. Quando inicia, você se preocupa em trazer e, às vezes, escapa o que já tem. Felizmente, conseguimos manter quase a totalidade dos jogadores que jogaram a maior parte como titulares. Esse é o primeiro passo importante. E tínhamos que esperar essa condição para depois pensar em reforços. Não fazer coisas que tenhamos que refazer, pois fica muito mais difícil.”

Mano Menezes
Mano celebrou manutenção do elenco/Foto: Ricardo Duarte

O chefe da casamata alvirrubra ainda compartilhou o planejamento do Inter para o Campeonato Gaúcho, primeiro objetivo da temporada colorada. Mano confidenciou que espera oportunizar minutagem suficiente para todos os jovens atletas que compõem o elenco do Clube do Povo, mas que nada do que foi traçado é estanque diante dos possíveis resultados que serão somados ao longo da competição.

“Planejamento a gente faz diário. Avaliações, semanais. É importante, na medida que você quer que algo dê certo, dar um passo atrás, segurar um pouquinho. O resultado do jogo que vamos jogar no sábado vai influenciar em decisões e atitudes que vamos tomar na semana que vem. Porque é assim. A gente tem que ir conduzindo bem, com sabedoria. De boas intenções, o futebol não vive. É pouco. Precisa ser apoiado em realidades.”

Mano Menezes
Colorado mira grandes objetivos em 2023/Foto: Ricardo Duarte