Gurias goleiam o América-MG na estreia como mandantes no Brasileirão Sub-20

Gurias golearam o América-MG/Foto: Juliana Zanatta

Em partida da terceira rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20, primeira disputada pelo Inter como mandante na competição, as Gurias Coloradas golearam o América-MG pelo placar de 4 a 0, nesta quarta-feira (29/03), no CT de Alvorada. Alice, Carol Gil, Carla e Analuyza marcaram os gols do Clube do Povo na vitória, que leva o time de Elvis Tórgo aos quatro pontos na tabela do grupo B.


Primeiro tempo trucando

Elvis escalou o Inter no esquema 4-3-3. Reforçado pela lateral-esquerda Carol Gil, o comandante do Sub-20 feminino armou um meio de campo com qualidade, formado por Myka, Danny e Bárbara, e o trio de ataque com Iasmin, Alice e Anita. Do outro lado, o América-MG apostou na compactação de duas linhas de quatro, intercaladas por uma volante, para cercear o poder de criação alvirrubro. E levou a melhor no começo do embate.

Pouco a pouco, as Gurias encontraram espaço para atacar pelo corredor direito, com Áhlice Guedes. E foi a partir de um cruzamento dela, feito aos 18 minutos, que o Inter modificou o placar. Acionada pela lateral, Alice brigou por cima e tentou o pivô para Iasmin, que não conseguiu o domínio. A zaga, contudo, também falhou para afastar o perigo, hesitação percebida pela centroavante, que finalizou rasteiro, de perna direita, para as redes.

Logo depois do gol, a arbitragem paralisou a partida para hidratação. Ao mesmo tempo, uma forte chuva começou a assolar o CT de Alvorada. Retomado o confronto, o América-MG tratou de adiantar suas linhas e, embora tenha continuado reativo, buscou perturbar a saída de bola das Gurias. Parcialmente frutífera, a estratégia rendeu finalizações de longa distância e consecutivas faltas para as visitantes, que falharam em levar perigo.

Na frente, as últimas chances do Clube do Povo pertenceram a Carol Gil. Tentando tirar proveito do temporal, que dificultava a visão das goleiras, a lateral incomodou em dois chutes de fora da área, mas ambos foram defendidos por Dafiny. Bárbara, nos acréscimos, também teve boa oportunidade, mas finalizou mascado e sem direção.


Coloradas sobram

As Gurias retornaram com mudança para a etapa final. No lugar de Bárbara, entrou Analuyza, meio-campista que qualificou a troca de passes do Colorado. Aos nove, por exemplo, partiu dela perigoso cruzamento que Carol Gil desviou na altura da segunda trave. Entre reclamações de toque na mão da zaga mineira, Alice ainda dividiu com a goleira, mas não ficou com a posse.

Questão de tempo, o segundo gol veio aos 14. Cobrando pênalti sofrido por Anita, Carol Gil deslocou a goleira e, com tranquilidade, fez a festa do público presente em Alvorada. Na sequência, Carla e Aninha entraram em campo, mas quem quase ampliou foi Myka. Da meia-lua, a volante chutou forte, mas mandou por cima.

As substitutas começaram a brilhar aos 28. Da direita, Analuyza cobrou escanteio preciso. Na segunda trave, Carla mostrou faro de artilheira. Para baixo, a zagueira cabeceou respeitando o manual e começou a transformar a vitória em goleda: 3 a 0. Seguindo o roteiro, Elvis sucedeu o novo gol por novas substituições, alçando Camilotti e Bruna Wink à partida.

Existia tempo para mais: às vésperas dos acréscimos, Analuyza cobrou falta pela esquerda da entrada da área mineira. Forte, a batida desviou na barreira e mudou de direção, caindo no contrapé da goleira, que não teve tempo para reagir. Com a vitória de 4 a 0, as Gurias assumem momentaneamente a liderança da chave B. Na próxima rodada, elas visitarão o São Paulo, em Cotia.


Ficha técnica:

Internacional (4): Mari Ribeiro (Bianca); Áhlice Guedes, Guta, Ket (Carla) e Carol Gil; Myka (Camilotti), Danny Teixeira e Bárbara (Analuyza); Iasmin (Aninha), Alice e Anita (Bruna). Técnico: Elis Tórgo.

América-MG (0): Dafiny; Dudinha, Lara, Ana Clara e Barroso; Thayná, Fernanda Guedes (Aisha), Ana Flávia, Naiara e Zazá; Malu (Luizinha). Técnica: Talita de Oliveira.

Gols: Alice, aos 18’/1ºT, Carol Gil, aos 14’/2ºT, Carla, aos 28’/2ºT, e Analuyza, aos 44’/2ºT (I).

Arbitragem: Anderson Farias, auxiliado por Claiton Timm e Fagner Cortes. Quarto árbitro: Jonathan Vivian.

Estádio: CT de Alvorada.