Raio-X: Inter estreia na CONMEBOL Libertadores

Noite de estreia para o Colorado! Pela 15ª vez na história, o Inter disputa a principal competição do continente, e a estreia alvirrubra na CONMEBOL Libertadores ocorre nesta terça-feira (04/04), data do aniversário de 114 anos do Clube do Povo, a partir das 21h de Brasília. Fora de casa, o time de Mano Menezes abre o grupo B do torneio diante do Independiente Medellín-COL, no Atanasio Girardot. Confira, a seguir, todas as informações do confronto:

Programação do Inter na Libertadores;
Preparação colorada;
Lista de relacionados;
Transmissão;
Entrevista coletiva com Mercado;
Arbitragem;
De olho no rival;
Informações sobre o estádio;
Histórico do confronto;


Em busca da terceira estrela!

Bicampeão da América nos anos de 2006 e 2010, o Inter conheceu na segunda-feira da semana passada (27/03) os seus primeiros adversários na luta pelo Tri. Na data, a CONMEBOL realizou o sorteio da fase de grupos da Libertadores, que colocou o Clube do Povo no mesmo quadrangular de Nacional-URU, Independiente Medellín-COL e Metropolitanos-VEN. Confira as datas dos jogos do Colorado na chave B:

A lista de jogadores inscritos pelo Inter na CONMEBOL Libertadores foi conhecida ontem, e já conta com Gustavo Campanharo e Charles Aránguiz, novos meio-campistas anunciados pelo Clube do Povo. Natural de Caxias do Sul, o primeiro foi contratado até dezembro de 2024, e desembarca no Beira-Rio após defender os turcos do Kayserispor nas quatro últimas temporadas.

Já Aránguiz teve sua chegada antecipada. O chileno, que encantou o mundo com as cores do Clube do Povo entre 2014 e 2015, havia assinado pré-contrato com o Inter ainda no mês de fevereiro, e foi liberado pelo Bayer Leverkusen três meses antes do encerramento de seu vínculo com o time alemão. Em Porto Alegre, o camisa 20 dará continuidade ao tratamento de uma lesão na panturrilha e, tão logo esteja disponível, reestreará com o manto vermelho.


Pra cima deles!

Os preparativos do Inter para a estreia na CONMEBOL Libertadores começaram exatamente uma semana antes da partida desta noite. Na terça-feira passada (28/03), Mano Menezes comandou o primeiro treino prévio à visita a Medellín, e o fez com grupo dividido: enquanto os jogadores de menor minutagem no mês de março realizaram exercícios físicos no gramado, o restante do elenco permaneceu na academia.

Preparação do Inter foi finalizada na Colômbia/Foto: Ricardo Duarte

Com portões fechados para a imprensa, o segundo treinamento da semana, organizado na quarta-feira (29/03), já contou com trabalhos técnicos de posse de bola, além de nova série de exercícios físicos. Na quinta, a escalação titular do Clube do Povo começou a ser esboçada através de atividades de ataque contra defesa que tiveram como foco a construção e a finalização de jogadas.

Mano comandou semana de trabalhos fortes/Foto: Ricardo Duarte

O encerramento de semana chegou acompanhado de nova série de treinos táticos. O último deles, realizado no domingo (02/04), foi sucedido pela logística de viagem até Medellín. Após deixar Porto Alegre durante a tarde, o Colorado desembarcou na capital da província de Antioquia já no começo da madrugada de segunda, de acordo com o horário de Brasília.

A véspera de confronto foi movimentada para o Inter. Concentrada no Hotel San Fernando Plaza, a delegação colorada recebeu a visita do ídolo Rentería, talismã da conquista da Libetadores de 2006, quando atuou junto de Luiz Adriano, à época recém-promovido do Celeiro de Ases. Depois de receber as boas energias do “saci”, o elenco partiu para o CT do Atlético Nacional, onde concluiu os trabalhos de preparação para o embate desta terça.


Relacionados

Ainda em recuperação de lesões sofridas na reta final do Campeonato Gaucho, os laterais Mário Fernandes e Renê sequer viajaram para a Colômbia. Junto deles, quem também desfalca o Inter é Alemão, que cumpre suspensão referente à CONMEBOL Sul-Americana do ano passado. Johnny, por outro lado, está de volta da Seleção dos Estados Unidos e fica à disposição de Mano Menezes. Confira a lista de relacionados para a partida:


Transmissão

A partida desta terça-feira será transmitida, com imagens, pelo Paramout+. Para assistir, baixe o app da Paramount+, assine e aproveite sete dias gratuitos de degustação! Já a Rádio Colorada, dona da transmissão mais vermelha da web, apresentará o confronto a partir das 20h30, enquanto as redes oficiais do Inter (TwitterInstagram e Facebook acompanharão o duelo com relato minuto a minuto enriquecido por fotos dos principais lances do embate.


Mercado concede coletiva

Titular da zaga colorada, Gabriel Mercado concedeu entrevista coletiva antes do treino do Inter em Medellín. Campeão da América em 2015, com o River Plate, o argentino comentou a expectativa com que se prepara para disputar a edição de 2023 da CONMEBOL Libertadores. O camisa 25 também teceu elogios ao adversário do Clube do Povo e projetou o intenso calendário que aguarda o time de Mano Menezes no mês de abril. Assista:


Arbitragem

Facundo Tello apita, auxiliado por Gabriel Chade e José Savorani. Quarto árbitro: Nicolas Lamolina. Quarteto argentino, bem como Silvio Trucco, responsável pelo VAR.


Rival

DIM foi vice-campeão do Clausura de 2022/Foto: DVG/DIM

Classificado para a CONMEBOL Libertadores de 2023 após atingir o vice-campeonato do Clausura Colombiano na temporada passada, o Deportivo Independiente Medellín precisou passar pelas segunda e terceira fases preliminares da competição para chegar aos grupos. Nos embates eliminatórios, o ‘Poderoso’ superou, respectivamente, El Nacional-EQU e Magallanes-CHI.

Na atual edição do Campeonato Colombiano, o DIM é 11º colocado, com 13 pontos conquistados. Nas duas últimas vezes que foi a campo, o time do técnico David González empatou por 1 a 1 com Atlético Nacional e Deportes Tolima. Agora, diante do Inter, os colombianos estarão desfalcados dos atacantes Diber Cambindo e Andrés Ibargüen, do meio-campista Andrés Ricaurte e do goleiro Mosquera Marmolejo.

David González é o técnico do Poderoso/Foto: DVG/DIM

Palco do jogo

Inaugurado em março de 1953, o Estádio Atanásio Girardot pertence à prefeitura de Medellín, e serve como casa tanto para o Independiente quanto para seu rival, o Atlético Nacional. Com capacidade para mais de 50.000 pessoas, o palco do jogo desta terça-feira é o segundo maior da Colômbia, atrás apenas do Metropolitano de Barranquilla, que comporta públicos de até 60.000 torcedores e torcedoras.

Panorama do Atanasio Girardot/Foto: CONMEBOL

Retrospecto

Prestes a se enfrentar pelo segundo ano consecutivo, Inter e DIM travaram apenas dois encontros na história, ambos válidos pela CONMEBOL Sul-Americana da temporada passada. Integrantes do grupo E da competição, as equipes duelaram nas rodadas três e cinco, e o Clube do Povo levou a melhor nas duas. Primeiro, na Colômbia, Alemão decidiu a vitória de 1 a 0 do Colorado. Mais tarde, Edenilson assegurou triunfo por 2 a 0 no Beira-Rio.

Colorado venceu as duas contra o DIM em 2023/Foto: Ricardo Duarte