Raio-X: Inter abre a terceira fase da Copa do Brasil contra o CSA

Colorado estreia na Copa do Brasil contra o CSA/Foto: Ricardo Duarte

Chegou a hora da estreia! Classificado para a CONMEBOL Libertadores, o Inter não precisou disputar as duas primeiras rodadas da Copa do Brasil de 2023, e inicia sua participação no torneio direto na terceira fase. Por ela, o Clube do Povo enfrenta o CSA, e o jogo de ida entre as equipes ocorre a partir das 20h desta terça-feira (11/04). Confira o Raio-X completo do confronto:

Informações sobre ingressos;
Preparação colorada;
Lista de relacionados;
Entrevista com Renê;
Transmissão;
Regulamento;
Arbitragem;
De olho no rival;
Histórico do confronto;

Índice

Vem pro Gigante! 🏟️

Garanta seu ingresso!/Foto: Ricardo Duarte

Existem ingressos à venda para todos os setores do Beira-Rio! As entradas custam a partir de 40 reais para a torcida não sócia, enquanto o valor mais baixo praticado para associados(as) Campeão do Mundo é de R$ 16,00 (metade do preço cobrado para a ‘Nada Vai Nos Separar’ nos portões 3 e 7). Como sempre, quem pertence à categoria Academia do Povo pode confirmar presença a partir de 10 reais. Garanta seu lugar nos botões abaixo!


Pra cima deles 💪

Inter está pronto para estrear na Copa do Brasil/Foto: Ricardo Duarte

A preparação colorada começou na última quinta-feira (06/04), dois dias após o time de Mano Menezes ficar no 1 a 1 com o Independiente Medellín-COL, fora de casa, pela rodada de estreia da CONMEBOL Libertadores. Atenta ao desgaste que a viagem até a Colômbia causara nos atletas, a comissão técnica manteve na academia os jogadores que foram a campo no empate continental, enquanto o restante do grupo trabalhou no gramado do CT Parque Gigante.

Comissão técnica comandou preparação intensa/Foto: Ricardo Duarte

As atividades ficaram mais intensas a partir da Sexta-feira Santa (07/04), quando a imprensa pôde acompanhar a rotina de exercícios físicos no gramado e também um trabalho técnico que estimulou a velocidade na troca de passes. Já com portões fechados, os primeiros rascunhos do time titular foram feitos no sábado, através da promoção de treino tático para os jogadores.

Responsáveis por encerrar a preparação colorada, os trabalhos comandados entre o domingo de Páscoa (09/04) e a segunda-feira passada encaminharam os 11 nomes que abrirão a luta colorada contra o CSA. Nas datas, Mano Menezes focou em situações de posicionamento e movimentação da equipe, que já soma 22 jogos de invencibilidade dentro de seus domínios.


Relacionados 📜

O Inter tem uma nova baixa para estrear na Copa do Brasil. Trata-se do lateral-direito Fabricio Bustos, que teve constatada uma lesão muscular na coxa e deve parar por quatro semanas. Ao mesmo tempo, a defesa volta a contar, a partir desta terça, com o zagueiro Igor Gomes e o lateral-esquerdo Renê, liberados pelo Departamento Médico. Já o meio de campo está reforçado pelo estreante Gustavo Campanharo na lista de relacionados. Confira os concentrados:


Fala, Renê! 🎙️

Do DM para os gramados – e também para os microfones! Recuperado de injúria muscular sofrida no primeiro jogo da semifinal do Gauchão, Renê está 100% para o duelo contra o CSA. Entrevistado pelo Mundo Colorado, o lateral-esquerdo celebrou o retorno aos trabalhos com o grupo e destacou a vontade que tem de já ser titular nesta terça-feira.

Foto: Ricardo Duarte

“Estou muito feliz. Graças a Deus, estou recuperado. Bem fisicamente. Acredito que estou me sentindo 100%, pronto para voltar à equipe. Espero voltar agora, na terça-feira, e, junto com meus companheiros, poder fazer um grade jogo dentro da nossa casa para começar bem essa competição muito importante aqui no Brasil.”

Renê

Renê também cobrou atenção desde o primeiro minuto para a estreia colorada no mata-mata nacional. Quem avançar do embate entre Inter e CSA estará classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil, e, de acordo com o lateral, o Clube do Povo tem totais condições de transformar em algo positivo o fato de abrir o confronto da terceira fase como mandante.

“A Copa do Brasil já mostrou que dá muitas zebras, então é começar atento. Começamos na nossa casa, temos que fazer um bom resultado, um grande jogo, e levar um bom resultado para o jogo da volta, que eu acredito que é o mais importante. Em mata-mata, tem que diminuir bastante os erros. Não tem muito tempo para se recuperar. Por isso, é começar bem. Desde o primeiro minuto.”

Renê

Transmissão 📻

Com imagens, a partida desta terça será exclusivamente transmitida pelo Prime Video – clique no botão abaixo para efetuar seu cadastro no serviço de streaming. Emissora oficial do Inter, a Rádio Colorada estará ao vivo a partir das 19h30. Já as redes do Clube do Povo (TwitterInstagram e Facebook) acompanharão o embate através de relato minuto a minuto enriquecido por fotos e vídeos dos melhores momentos do jogo.


Regulamento 📈

Time e torcida vão em busca da vitória no jogo de ida/Foto: Ricardo Duarte

A Copa do Brasil não considera gols marcados fora de casa como critério de desempate. Desta forma, a vaga às oitavas de final do país será definida pelo saldo simples. Em caso de igualdade no escore agregado, a decisão seguirá para os pênaltis. O jogo de volta entre Inter e CSA está previsto para as 20h da quinta-feira dia 27 de abril, e terá como palco o Estádio Rei Pelé, em Maceió-AL.


Arbitragem 👨‍⚖️

Yuri Ferreira da Cruz apita, auxiliado por Luiz Regazone e Michael Correia. Trio do Rio de Janeiro. Quarto árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro, da Federação Gaúcha de Futebol. VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (FIFA), do Rio Grande do Norte.


Rival 🆚

Rival vive ano de mobilização/Foto: Morgana Oliveira/CSA

Dramaticamente rebaixado para a Série C do Brasileirão na temporada passada, quando teve seu descenso confirmado apenas na última rodada do Nacional, o CSA vive momento delicado. Ainda em dezembro de 2022, o então presidente Omar Côelho pediu renúncia do cargo, e foi inicialmente substituído por uma equipe de transição que comandou a remontagem do grupo de jogadores do Azulão.

Adversário passou por uma intertemporada antes de enfrentar o Inter/Foto: Morgana Oliveira/CSA

Eliminado na fase de grupos da Copa do Nordeste, o CSA também falhou em avançar aos mata-matas do Campeonato Alagoano, competição na qual lutou até o fim contra o rebaixamento. Ainda em nível estadual, o Azulão caiu nas semifinais da Copa Alagoas para o ASA de Arapiraca, e assim se despediu de uma possível vaga na Copa do Brasil de 2024 – curiosamente, a competição que ofereceu as principais alegrias para a torcida azulina em 2023.

Na estreia da Copa do Brasil, o CSA venceu a Tuna Luso, fora de casa, por 1 a 0, mesmo placar da vitória conquistada na segunda fase, diante do Brusque, em Alagoas. Sem atuar desde o último dia 26 de março, o adversário colorado realizou uma intertemporada antes do embate desta terça-feira, e também aproveitou o período livre de jogos para fazer ajustes em seu elenco.

Vinicius Bergantin é o técnico do Azulão/Foto: Morgana Oliveira/CSA

Nas últimas semanas, nove jogadores deixaram Alagoas, enquanto outros três reforços desembarcaram. Além disso, Vinicius Bergantin, treinador azulino desde o final de fevereiro, já havia contratado, após chegar ao CSA, uma série de atletas de sua confiança. Ex-comandante do Santo André, o profissional indicou, sobretudo, nomes com os quais trabalhara no interior de São Paulo.

Arnaldo foi anunciado na semana passada/Foto: Morgana Oliveira/CSA

A provável escalação do CSA para a partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil conta com Dalberson; Arnaldo, Ednei, Rafael Forster e Pará; Bruno Matias, William Oliveira, Yago e Tomas Bastos; Robinho e Gabriel Taliari. Recém-anunciados, o atacante Jô e o meio-campista Rodolfo não embarcaram para Porto Alegre, e ficam de fora dos primeiros 90 minutos do confronto eliminatório.


Retrospecto 🔙

Nonato marcou na última vitória sobre o CSA/Foto: Ricardo Duarte

Inter e CSA não se enfrentam desde 2019, ano em que disputaram duas partidas pelo Campeonato Brasileiro. A primeira, válida pela quinta rodada do Nacional, ocorreu no Beira-Rio, e foi encerrada com triunfo de 2 a 0 do Colorado. Nonato e Edenilson marcaram os gols do Clube do Povo, que no returno perdeu para os alagoanos, no Rei Pelé, pelo placar de 1 a 0.

Beira-Rio recebeu bom público no duelo de 2019/Foto: Ricardo Duarte

Apenas outras duas partidas envolvendo Inter e CSA foram travadas antes dos embates realizados há quatro anos. Válidos pela primeira fase da Copa do Brasil de 1989, os jogos ocorreram em ordem idêntica à de 2023. Disputada, portanto, em Porto Alegre, a jornada de ida chegou ao fim com o placar zerado. Na volta, o Clube do Povo venceu por 2 a 0 e garantiu classificação.