Gurias são superadas em Alvorada

Tamara marcou o gol do Inter em Alvorada/Foto: Juliana Zanatta

Pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino, as Gurias foram superadas pelo Palmeiras, nesta manhã de sábado (06/05), por 2 a 1. Tamara marcou o gol do Inter na partida, disputada no CT de Alvorada e marcada por polêmicas de arbitragem. O resultado deixa o Clube o Povo com 19 pontos na tabela. No próximo domingo (14/05), as Coloradas voltarão a campo fora de casa, diante do Atlético-MG, a partir das 15h.


Jogo franco, pênalti polêmico

Desfalcado por Bruna Benites, suspensa, o Inter foi a campo com a zagueira Carla como dupla de Isa Haas, que assumiu a braçadeira de capitã. Além disso, Mauricio Salgado promoveu Djeni à equipe titular, armando o meio de campo com a camisa oito ao lado de Zóio, no corredor central, e Pati e Tamara pelos flancos, enquanto Priscila e Belén formavam a dupla de ataque.

Do outro lado, Ricardo Belli apostou em uma escalação mais ofensiva do que de costume. Além da volante Lorena Benítez, a única meio-campista de origem presente na nominata titular palestrina foi Duda Santos. Daí para frente, quatro atacantes: Bia Zaneratto, que partia da direita, mas com liberdade para circular; Letícia Santos, responsável pelo comando do ataque; e Amanda Gutierres e Camilinha, abertas nos corredores.

Primeiro tempo foi bastante disputado/Foto: Juliana Zanatta

Diante das formações de cada equipe, o Palmeiras foi quem teve maior posse no primeiro tempo, mas o Inter soube aproveitar a velocidade de suas atacantes para assustar nos contragolpes. Logo aos seis minutos de jogo, Capela lançou Tamara, que finalizou travado, assim como Belén, antes de a bola sobrar com Prisicila. De perna canhota, a jovem artilheira chutou forte, mas parou em milagre de Kate Tapia.

Priscila teve boa chance no começo do jogo/Foto: Juliana Zanatta

O Palmeiras respondeu adiantando ainda mais suas linhas, e passou a rondar perigosamente a área colorada. Duda Santos e Katrine levaram perigo em arremates feitos a poucos metros do gol, mas enquanto o chute da primeira foi salvo por Zóio, praticamente debaixo das traves, a finalização da segunda parou em defesa segura de Gabi Barbieri. Aos 20 minutos, porém, a arbitragem enxergou pênalti de Haas em Zaneratto, e própria converteu a batida: 1 a 0.

As Gurias criaram duas boas chances depois do gol rival. Aos 25, Priscila chutou com perigo, mas por cima. Mais tarde, no minuto 30, Belén cobrou falta pela esquerda da área e ganhou escanteio após desvio na zagueira. Melhores no jogo, as coloradas logo empataram: pelo corredor central da intermediária de ataque, Aquino e Pati tabelaram. Da uruguaia a bola chegou em Tamara, que, de fora da área, encobriu Kate e igualou o marcador.

Tamara empatou em lindo chute de fora da área/Foto: Juliana Zanatta

O placar seguiu igualado até o intervalo, apesar da dupla de oportunidades que cada time criou na reta final do primeiro tempo. Para o Palmeiras, Bia Zaneratto quase marcou duas vezes, mas foi impedida tanto por Haas, que com o corpo bloqueou chute forte, quanto por Gabi, que operou um milagre cinematográfico aos 47. Já o Inter chegou com Djeni, primeiro em falta mal cortada pela goleira e depois em venenoso arremate de perna canhota.


Rivais marcam gol bonito e sustentam a pressão

Belén perturbou a zaga alviverde/Foto: Juliana Zanatta

Aos oito minutos da etapa final, o Inter quase virou. Pela esquerda, Belén enfileirou rivais, invadiu a área e cruzou rasteiro, mas a zaga afastou antes de Priscila. Já aos nove, o Palmeiras marcou. Após escanteio cobrado curto no corredor direito, Amanda Gutierres acertou bonito e indefensável chute de fora da área para recolocar as visitantes em vantagem.

Maurício Salgado já havia sacado Zóio, amarelada, na volta das equipes a campo para etapa final. No lugar da volante entrou Roberta, repassando Capelinha para o meio de campo. Pouco depois do gol adversário, Fany Gauto e Sandoval foram chamadas pelo técnico, e substituíram Pati e Djeni. Mais tarde, Analuyza e Marzia ainda seriam alçadas nas vagas de Tamara e Eskerdinha.

Ofensivas, as Gurias assumiram as rédeas do confronto, e transformaram o jogo em um roteiro de ataque contra defesa nos minutos finais. Roberta, acionada depois de grande jogada de Analuyza, Belén, que chegou a driblar a goleira, mas perdeu ângulo e viu a rival se recuperar em tempo do milagre, e Sandoval tiveram chances de garantir o empate, mas o começo de tarde tinha uma protagonista já consagrada: Kate Tapia, heroína da vitória paulista.


Primeiro tempo

6min – SAAAAAAAAALVA A GOLEIRA! Contragolpe de altíssima velocidade do Inter. Pelo corredor direito de defesa, Capela lança Belén, que é parcialmente travada pela zaga. Tamara fica com o rebote, também bloqueado, a sobra é de Aquino, que carimba mais uma marcadora e, por fim, Pri solta o canhotaço dentro da área. Tapia faz o milagre!

11min – ZÓIO! Duda Santos fica com a sobra de corte da zaga colorada e enche o pé da entrada da área. Debaixo das traves, a volante do Inter bloqueia o chute.

13min – UUUUH! Tamara arrisca pela direita da área rival, com perigo. Tiro de meta.

14min – Zóio recebe o amarelo. Falta em cima de Zaneratto.

15min – É A BOLT! Tamara dispara do campo de defesa, deixa duas para trás, chega à entrada da área e bate pressionada. Foi por detalhe que o gol não saiu!

16min – GABI! Katrine finaliza cruzado, de canhota. No canto, Barbieri voa para espalmar.

20min – Pênalti para o Palmeiras.

21min – Zaneratto abre o placar em Alvorada.

21min – Andressinha recebe o amarelo por invadir o campo na comemoração do gol.

22min – Carrinho de Calderan em Aquino. Amarelada!

25min – POR CIMA! Priscila recebe cruzamento da direita, mata na perna e chuta de direita. Forte, sai com perigo.

30min – Belén cobra falta perigosa pela esquerda da área. A bola carimba a barreira e sai em escanteio!


GOL DO INTER!

33min – GOLAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAÇO! QUE GOLAÇO! É GOL DO INTER! QUE PINTURA! GOLAÇO! É GOL DAS GURIAS! É GOL DAS GURIAS COLORADAS! TAMARA, MINHA FILHA, O QUE É ISSO?! OBRA DE ARTE EM ALVORADA! GOLAÇO! A jogada começa com linda tabela entre Belén e Pati. Da dupla a bola chega até Tamara, que finaliza da entrada da área, de perna direita, e encobre Tapia. Antes de morrer nas redes, a finalização ainda beija o travessão.

35min – Djeni recebe o amarelo.

38min – QUE PERIGO! Djeni cobra falta fechada a partir da intermediária direita de ataque. Kate corta mal, a bola fica viva, Carla e Belén cabeceiam, mas ninguém consegue o desvio para as redes. Aquino ainda reclama pênalti de Poliana.

44min – HAAAAAAAS! Com o corpo, zagueira bloqueia chute forte de Zaneratto.

45min – Mais seis. Vamos a 51.

47min – MILAAAAAAAAAGRE DE BARBIERI! Bia Zaneratto recebe cruzamento da esquerda e finaliza à queima-roupa, da entrada da pequena área, para defesa sensacional de Gabi.

49min – PRA FOOOORA! De Tamara para Djeni, que bate de canhota. Tirou tinta!

51min – Intervalo em Alvorada.


Segundo tempo

0min – Gurias voltam com novidade. Entra Roberta, sai Zóio.

2min – Roberta recebe o amarelo por uma falta de jogo.

8min – Grande jogada de Belén, que enfileira três e cruza rasteiro a partir da direita. A zaga corta.

9min – Amanda marca para o Palmeiras.

12min – Juliete entra nas visitantes. Sai Lorena.

13min – UUUUUUH! Capelinha solta a bomba de fora da área e a bola tira tinta do travessão.

15min – Também de fora da área, Juliete arrisca para o Palmeiras. Tiro de meta.

16min – Duas mudanças nas Gurias: Fany Gauto e Sandoval substituem Pati e Djeni.

16min – LINDO CABECEIO! Roberta cruza da direita, Pri, dá o testaço e a bola sai com perigo.

22min – Laís Estevam por Letícia – muda o ataque rival.

22min – Analuyza vem a campo no Inter. Sai Tamara.

26min – Duda Santos cobra escanteio curto para Zaneratto, recebe a devolução e bate de chapa. Saiu por cima.

27min – Marzia entra no lugar de Eskerdinha. Quinta substituição nas Gurias.

29min – Sorriso agarra Belén. Amarelada!

30min – UUUUH! Belén costura pela entrada da área palestrina e bate de direita. Passou perto.

33min – Poliana também é amarelada. Pisou em Sandoval.

34min – Palmeiras encerra suas mudanças. Yamila e Flávia por Amanda e Sorriso.

35min – QUE JOGADA! Analuyza faz fila e deixa Roberta livre na área palestrina. Pela esquerda, a lateral tenta o cruzamento rasteiro, mas Poliana afasta de qualquer maneira.

36min – SAAAAAAAALVA A GOLEIRA! Belén recebe de Sandoval, dá uma meia-lua em Flávia, dribla a goleira, mas perde ângulo e quando chuta, de canhota, para em milagre de Tapia.

39min – AMARELOU! Camilinha agarra Analuyza. Falta ao lado da área!

40min – TAPIAAAAAA! Sandoval fica com a sobra de falta cobrada por Analuyza e bate abafada pela goleira.

45min – Mais oito. Vamos a 53.

46min – Amarelo para Zaneratto. Falta em cima de Capelinha.

49min – ESCANTEIO! Da direita, Belén cruza em direção a Gauto, mas Tapia dá o tapa e afasta.

53min – Mais dois minutos de acréscimos. Forte a cera paulista.

55min – Jogo encerrado em Alvorada.


Ficha técnica:

Internacional (1): Gabi Barbieri; Capelinha, Carla, Isa Haas e Eskerdinha (Marzia Coutinho); Zóio (Roberta), Djeni (Gauto) e Pati (Sandoval); Tamara (Analuyza), Priscila e Belén Aquino. Técnico: Maurício Salgado.

Palmeiras (2): Kate Tapia; Bruna Calderan, Poliana, Sorriso (Flávia) e Katrine; Lorena Benítez (Juliete), Duda Santos e Bia Zaneratto; Amanda Gutierres (Yamila), Letícia (Laís) e Camilinha. Técnico: Ricardo Belli.

Gols: Tamara, aos 33’/1ºT (I). Bia Zaneratto, aos 21’/1ºT, e Amanda, aos 9’/2ºT (P).

Cartões amarelos: Zóio, Djeni e Roberta (I). Andressinha, Calderan, Sorriso, Poliana, Camilinha e Bia Zaneratto (P).

Arbitragem: Wagner Echevarria, auxiliado por Estefani da Rosa e Ariela Duarte. Quarta Árbitra: Andressa Hartmann.

Estádio: CT de Alvorada.