Raio-X: Inter abre a fase de quartas de final da CONMEBOL Libertadores

Inter visita o Bolívar-BOL em La Paz/Foto: Ricardo Duarte

Começa a luta por uma vaga entre os quatro melhores times do continente. Depois de eliminar o River Plate-ARG nas oitavas, o Clube do Povo disputa a partida de ida das quartas de final da CONMEBOL Libertadores nesta terça-feira (22/08). No Estádio Hernando Siles, em La Paz, o Inter enfrenta o Bolívar-BOL a partir das 19h de Brasília, 18h locais. Confira todas as informações sobre o confronto:

Campanha do Inter na Libertadores;
Preparação colorada;
Lista de relacionados;
Transmissão da partida;
Entrevista pré-jogo com Renê;

Coletivas de Mercado e Magrão;
Escala de arbitragem;

Informações sobre ingressos;
Momento do rival;
Histórico do confronto;

Índice

Inter sonha com o Tri 📊

Colorado tem campanha sólida na Libertadores de 2023/Foto: Ricardo Duarte

Depois de avançar da fase de grupos na liderança da chave B, à época como o único time brasileiro invicto na CONMEBOL Libertadores, o Inter enfrentou o River Plate-ARG nas oitavas do continente. Fora de casa, o Colorado abriu a fase eliminatória com derrota de 2 a 1 no Monumental de Núñez-ARG, mas devolveu o resultado no Beira-Rio e, após vitória de 9 a 8 nos pênaltis, garantiu vaga nas quartas.

Inter eliminou o River Plate nas oitavas de final/Foto: Ricardo Duarte

O aproveitamento do Clube do Povo na CONMEBOL Libertadores de 2023, a 15ª disputada pelo Inter em sua história, é de 62,5%. No total, o Colorado, campeão da América nos anos de 2006 e 2010, conquistou quatro vitórias e três empates nas oito partidas que travou no torneio. O saldo de gols também é positivo, consequência dos 13 marcados contra nove sofridos.

Grupo ambiciona o Tri da América/Foto: Ricardo Duarte

O jogo de volta com o Bolívar-BOL está previsto para o próximo dia 29 de agosto, às 19h, no Beira-Rio. A CONMEBOL Libertadores não conta com saldo qualificado por gols marcados fora de casa como critério de desempate. Quem avançar do embate entre brasileiros e bolivianos enfrentará, nas semifinais, Fluminense ou Olímpia-PAR (os paraguaios serão mandantes na segunda partida).


Vamos, Colorado! 💪

Inter está pronto para o jogo de ida com o Bolívar-BOL/Foto: Ricardo Duarte

Das 47 equipes que começaram a CONMEBOL Libertadores 2023, apenas oito seguem na disputa – e o Inter está entre elas. Decidido a continuar vivo na luta pelo continente, o elenco colorado realizou dois dias de preparação antes da visita ao Bolívar-BOL. Após receber o Fortaleza, no sábado passado (19/08), em partida da 20ª rodada do Brasileirão, o grupo de jogadores se reapresentou no CT Parque Gigante na manhã de domingo.

Coudet organizou dois dias de treino/Foto: Ricardo Duarte

O primeiro treino contou com atividades físicas e regenerativas para os atletas que atuaram mais de 45 minutos contra o Fortaleza. Os demais jogadores realizaram trabalhos com bola. Já reunido, o grupo ajustou, na manhã de segunda-feira (21/08), detalhes táticos e técnicos para o embate em La Paz. Horas depois a delegação embarcou para Santa Cruz de La Sierra, onde permaneceu até o início da tarde de terça.


Relacionados 📜

Desfalque na última rodada do Campeonato Brasileiro por suspensão, o zagueiro Gabriel Mercado volta a ficar à disposição de Eduardo Coudet. Além dele, a outra novidade na lista de relacionados é o lateral-direito Hugo Mallo, concentrado para o primeiro jogo de CONMEBOL Libertadores de sua carreira. Veja a nominata:


Transmissão 📻

Com imagens, o Paramount Plus transmite de maneira exclusiva o jogo entre Inter e Bolívar-BOL. A Rádio Colorada também apresentará cobertura do confronto, e estará ao vivo a partir das 18h45. Por fim, as redes sociais do Clube do Povo (TwitterInstagram e Facebook) contarão com relato minuto a minuto do embate.


Fala, Renê! 💬

Renê projetou as quartas de final da CONMEBOL Libertadores/Foto: Ricardo Duarte

Antes da viagem à Bolívia, o lateral-esquerdo Renê concedeu entrevista exclusiva para o Mundo Colorado. Campeão da CONMEBOL Libertadores de 2019, o experiente defensor projetou um jogo difícil em La Paz, mas reforçou que o Inter está preparado para minimizar os efeitos da altitude e buscar um bom resultado na partida de abertura das quartas de final do continente.

“A gente sabe que a Libertadores é um campeonato muito especial. Um campeonato que, independente do adversário, tem sempre jogos difíceis. Acredito que vai ser um jogo muito difícil na Bolívia, não só pela altitude, mas pela qualidade do time adversário. Mas a gente está se preparando da melhor maneira possível, e esperamos fazer um grande jogo lá. Que possamos minimizar essa altitude e que a gente possa conseguir impor nosso ritmo e sair de lá com um bom resultado para o jogo da volta.”

Renê

Renê está atento às qualidades do Bolívar-BOL. Vice-líderes da chave C na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores, os Celestes eliminaram o Athletico-PR nas oitavas de final da América do Sul. Campeão do Apertura Boliviano de 2022, o adversário colorado ocupa, atualmente, a terceira posição na tabela nacional. Diante desse contexto, o camisa 6 do Inter prega respeito, mas reitera que o Clube do Povo tem motivos de sobra para ambicionar sua classificação.

“É um time que gosta muito da posse de bola. Um time que joga muito em cruzamentos também. Até pelo fato de jogar na altitude, eles sabem que é uma coisa que prejudica quem não está acostumado. É um time que tem qualidade, tem boas infiltrações, um centroavante de boa movimentação. Um time que é difícil de ser batido, principalmente na sua casa, mas que, para os objetivos que a gente tem, de chegar na final e de ser campeão da Libertadores, tem que passar por todas as dificuldades.”

Renê


Coletiva com Mercado e Magrão 🎙️

O desembarque em Santa Cruz de la Sierra também foi sucedido por manifestação de representantes da delegação colorada. Tão logo chegaram ao hotel que serve de concentração para o Inter, o zagueiro Gabriel Mercado e o gerente esportivo Magrão concederam entrevista coletiva na qual analisaram os impactos da altitude na estratégia traçada pelo Clube do Povo e dissecaram os pontos fortes e fracos do adversário alvirrubro. Assista:


Arbitragem ⚖️

Dario Herrera apita, auxiliado por Ezequiel Brailovsky e Gabriel Chade. Quarto Árbitro: Andres Merlos. VAR: German Delfino. Quinteto do Uruguai.


Sempre a te apoiar! 🎟️

Hernando Siles recebe o Inter nesta terça/Foto: Ricardo Duarte

Endereço do jogo desta noite, o Hernando Siles é o principal palco do futebol boliviano, e conta com capacidade para mais de 40 mil pessoas. O Bolívar-BOL disponibilizou 1000 ingressos para a Maior e Melhor Torcida do Rio Grande, os quais são comercializados somente via internet. Para garantir o seu, clique no botão abaixo, acesse o site todotix, faça seu cadastro e realize o processo de compra!


Rival 🆚

Não é por acaso que tanto jogadores quanto comissão técnica e diretoria do Inter têm elogiado o Bolívar-BOL. Assunto recorrente quando times brasileiros visitam La Paz, a altitude, afinal, não pode ser tratada como único obstáculo no caminho colorado. Maiores campeões de seu país, os Celestes projetam o futuro com ousadia, e tratam o sucesso continental como obsessão.

Rival sonha em chegar à final da Libertadores/Foto: DVG/Bolívar-BOL

Parceiro do City Football Group, com quem compartilha processos na prospecção de atletas e infraestrutura para o monitoramento de estatísticas, o Bolívar-BOL completará, em 2025, 100 anos de história. Até lá, a instituição deseja disputar a primeira final de CONMEBOL Libertadores de sua história e inaugurar seu novo estádio, projetado pelo mesmo escritório de arquitetura responsável pelo projeto de reforma do Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid-ESP.

Em breve, Celestes inaugurarão novo estádio/Foto: DVG/Bolívar-BOL

Dentre as estratégias adotadas pelo Bolívar-BOL no mercado, salta aos olhos a atenção destinada ao Brasil – sobretudo, a jogadores de destaque em equipes que não costumam figurar nas primeiras páginas das competições do país. Atualmente, o elenco celeste conta com os brasileiros Bruno Sávio e Francisco da Costa – o atacante Gabriel Poveda, que participou da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores, já deixou a equipe.

Beñat San José comanda o adversário colorado/Foto: DVG/Bolívar-BOL

A força como mandante é outra qualidade do time comandado pelo espanhol Beñat San José, que venceu nove e empatou uma das últimas 10 partidas que disputou dentro de casa. Nesse período, o Bolívar-BOL marcou 30 gols, 25 a mais do que os sofridos. Por falar em bola na rede, o chileno Ronnie Fernández é o grande artilheiro celeste. Aos 32 anos, o atacante já soma quatro tentos na CONMEBOL Libertadores de 2023.

Ronnie é o artilheiro celeste/Foto: DVG/Bolívar-BOL

A última partida disputada pelo Bolívar-BOL antes do embate com o Inter ocorreu na sexta-feira passada (18/08). Dentro de casa, os Celestes, escalados com um time-misto, bateram o Libertad Gran Marmoré pelo placar de 3 a 1. Diante do Clube do Povo, os prováveis titulares de San José são: Carlos Lampe; Bejarano, Bentaberry, Ferreyra e Sagredo; Villamil, Justiniano e Bruno Sávio; Patito Rodríguez, Ronnie Fernández e Francisco da Costa.


Histórico 🔙

Clube do Povo goleou o Jorge Wilstermann em 2011/Foto: Alexandre Lops

O Inter jamais enfrentou o Bolívar-BOL, mas registra oito confrontos oficiais travados contra times bolivianos. O primeiro desses embates ocorreu em 2011, diante do Jorge Wilstermann e válido pela fase de grupos da CONMEBOL Libertadores. Em Cochabamba, o Clube do Povo bateu os mandantes por 4 a 1. Veja os números registrados pelo Colorado diante de equipes do país vizinho:

Jogos: 8
Vitórias: 4
Empates: 2
Derrotas: 2
Gols marcados: 15
Gols sofridos: 6
Inter tem números positivos contra bolivianos/Foto: Alexandre Lops