Inter se despede do Campeonato Brasileiro com vitória

Gabriel Barros deu o passe para o gol de Alan Patrick na partida/Fotos: Ricardo Duarte

Com gols de Enner Valencia, Alan Patrick e Pedro Henrique, o Colorado bateu o Botafogo por 3 a 1 na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Conquistado no Beira-Rio, o resultado desta quarta-feira (06/12) leva a equipe de Eduardo Coudet à quarta vitória seguida na competição e confirma o nono lugar nacional para o Clube do Povo, que em 2024 disputará a CONMEBOL Sul-Americana.

+ Melhores momentos;

+ Coletiva pós-jogo;

+ Galeria de fotos;

+ Bastidores;

Despedida com vitória

Na primeira etapa do embate com o Botafogo, válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro, o Inter chegou à meta alvinegra em diversas oportunidades – em uma delas, inclusive, o atacante Enner Valencia foi tocado na área e, na sequência do lance, Alan Patrick marcou para o Inter. A arbitragem, no entanto, assinalaria impedimento na jogada, mas o gol, felizmente, não fez falta para os comandados de Eduardo Coudet.

Torcida marcou presença na despedida de 2023/Foto: Ricardo Duarte

Inter no ataque, mas firme na defesa

Aos 8 minutos, Fabrício Bustos arrancou em velocidade, recebeu de Bruno Henrique e saiu na cara do gol, mas a alegria dos torcedores colorados foi momentaneamente frustrada pelo assistente, que assinalou impedimento no lance. O Internacional, porém, não se abateu e continuou pressionando.

No minuto 11, Rochet se destacou ao realizar uma defesa espetacular após cobrança de escanteio perigosa do Botafogo. A resposta imediata veio aos 13, em uma belíssima trama de contra-ataque. Com três passes, o Inter saiu em velocidade da defesa e Alan Patrick protagonizou uma linda jogada de letra no meio-campo, deixando a bola para Enner Valencia. Por pouco, o equatoriano não encontrou Gabriel Barros em condições de concluir a gol.

Primeiro, Enner tentou servir…/Foto: Ricardo Duarte

Aberto o placar

Com a qualidade de sempre, Mauricio recebeu bola aberta na ponta direita e girou em frente à marcação. O relógio indicava 19 minutos quando o meia cruzou magistralmente para Valencia. Em meio à defesa botafoguense, o equatoriano fez o giro e mandou a bola para o fundo das redes com um belo chute de perna esquerda. Inter 1 a 0 Botafogo!

…depois, o brabo guardou!/Foto: Ricardo Duarte

Intervenção do VAR

Cinco minutos depois, a vantagem colorada seria ampliada depois de tabela envolvente entre Mauricio, Aránguiz, Valencia e Alan Patrick, mas a festa da torcida foi interrompida quando o VAR anulou o gol do Internacional assinalando impedimento questionável na jogada, já que Enner havia sofrido falta antes da bola chegar em Alanpa.

No mesmo lance, Valencia sentiu dores no tornozelo e precisou ser substituído por Pedro Henrique. Mesmo com a mudança, o jogo seguiu intenso a ponto de Mauricio quase balançar as redes, aos 35 minutos, com uma bela finalização de canhota de dentro da área.

Mauricio quase anotou um golaço/Foto: Ricardo Duarte

O Inter continuava criando oportunidades, como aos 38 minutos, quando Alan Patrick, com uma visão de jogo apurada e um belo passe de canhota, encontrou Mauricio na área. Atenta, a defesa adversária bloqueou a finalização. Mais tarde, aos 42, um agressivo contra-ataque comandado por Pedro Henrique levou o Colorado até a área botafoguense, mas a defesa carioca voltou a afastar o perigo.

PH teve atuação destacada no Gigante/Foto: Ricardo Duarte

No último suspiro do primeiro tempo, Maurício lançou uma bola em profundidade para Gabriel Barros, mas a finalização do meia, de perna esquerda, acabou subindo demais. Sob aplausos da torcida, o Clube do Povo retornou ao vestiário com a vantagem mínima no placar.

Susto no início da segunda etapa

Na segunda etapa do embate, o Inter fez um jogo bastante controlado e, mesmo sofrendo um susto logo no recomeço, com o empate alvinegro, buscou a vitória. De cabeça, foi Janderson quem marcou para os visitantes ainda no primeiro minuto da etapa complementar.

Alanpa marcou mais um golaço com a camisa vermelha/Foto: Ricardo Duarte

A reação imediata do Clube do Povo veio aos quatro minutos, quando Alan Patrick, em parceria com Gabriel Barros, protagonizou um golaço. O meia recebeu primoroso passe elevado do jovem jogador e, demonstrando a calma de um camisa 10 clássico, finalizou com precisão no cantinho de Lucas Perri, recolocando o Inter na frente do placar.

Arrancada para a vitória

Três minutos depois, Pedro Henrique disparou em bela arrancada pela meia direita, deixou a defesa botafoguense para trás e, já dentro da área, bateu rasteiro e cruzado para mandar a bola o fundo do gol. Senhor do jogo, o Inter ampliava sua vantagem no placar!

Pedro Henrique fechou o placar da partida em 3 a 1/Fotos: Ricardo Duarte

Aos 12 minutos, o goleiro colorado, Sergio Rochet, brilhou operando nova defesa espetacular. O uruguaio defendeu, em lance de pura categoria e segurança, bela cabeçada feita por Janderson depois de nova cobrança de escanteio feita pela esquerda.

O Botafogo tentava a reação, mas era o Inter que ia ao ataque. Aos 31 minutos, Alan Patrick serviu Pedro Henrique, aberto pela direita. Após encarar a marcação, o atacante levantou a bola na área em direção a Bruno Henrique, mas JP Galvão fez o corte crucial.

Rochet fez boas defesas quando exigido/Foto: Ricardo Duarte

Jogo decidido

O Inter administrava o placar da partida e o jogo ficava concentrado na região do meio campo. Aos 36 minutos, o Botafogo teve uma falta perigosa na entrada da área. Tchê Tchê tentou a cobrança direta, mas a bola subiu demais, não levando perigo ao gol de Sergio Rochet. O apito final, então, ecoou encerrando o confronto e a participação colorada no Brasileirão 2023.

Primeiro tempo

8’ – Uuuuh! Fabrício Bustos sai na cara do gol, mas estava impedido no lance!

11’ – ROOOOCHET! O goleirão uruguaio faz grande defesa em cobrança do Botafogo.

13’ – Linda trama de contra ataque do Inter, com direito a letra de Alan Patrick no meio campo, no último passe de Enner Valencia, Gabriel Barros não conseguiu alcançar a bola.

19’ – GOOOOOOL!!! Lindo cruzamento de Maurício e na dividida com a defesa botafoguense melhor para Enner Valencia, que guardou no fundo da rede de perna canhota!

24’ – Gooool! Tabela entre Enner Valencia e Maurício e a bola fica com Alan Patrick que com muita calma toca para o fundo das redes!

26’ – Gol anulado pelo VAR. Arbitragem viu impedimento no lance.

35’ – Uuuuuhh!!! Maurício finaliza de perna esquerda de dentro da área e quase acha as redes!

38’ – Que isso, Alanpa! Cruzamento de Bustos da direita, Alanpa Patrick de perna esquerda encontra Maurício na área, mas o meia tem a finalização travada.

42’ – Belo contra-ataque colorado e Pedro Henrique arrasta o Inter até a área botafoguense. No cruzamento, a defesa carioca consegue afastar o perigo.

46’ – Lindo passe em profundidade de Maurício para Gabriel Barros, mas o meia pegou muito embaixo da bola de perna esquerda e ela subiu demais.

Segundo tempo

1’ – Gol do Botafogo.

4’ – GOLAÇO! ALAN PATRICK RECEBE LINDO PASSE DE GABRIEL BARROS, DOMINA COM A CALMA DE 10 DA ANTIGA, E BATE NO CANTINHO DE LUCAS PERRI!

7’ – BELA ARRANCADA DE PEDRO HENRIQUE PELA MEIA DIREITA E ELE SÓ PAROU NO FUNDO DO GOL!

12’ – ROOOCHET! Bela cabeçada de Janderson em cobrança de escanteio, mas o goleiro colorado estava inteiro no lance!

31′ – Alan Patrick tenta levar o Inter ao ataque e serve Pedro Henrique na direita. Atacante levanta na área buscando Bruno Henrique, mas JP Galvão faz o corte.

32′ – Alan Patrick mais uma vez puxa o Inter e cruza na área. Johnny cabeceia para fora.

36′ – Falta perigosa para o Botafogo na entrada da área. Tchê Tchê tenta a cobrança direta e isola a bola.

46’ – CADÊ O VERMELHO, JUIZ!!!??? FALTA VIOLENTÍSSIMA DE MATHEUS NASCIMENTO EM RENÊ. O jogador botafoguense levou o amarelo.

Ficha técnica:

Internacional (3): Rochet; Fabricio Bustos, Igor Gomes, Gabriel Mercado e Renê; Bruno Henrique, Charles Aránguiz (Thauan Lara), Mauricio (Gabriel) e Gabriel Barros (Johnny); Alan Patrick (Luiz Adriano) e Enner Valencia (Pedro Henrique). Técnico: Eduardo Coudet.

Botafogo (1): Lucas Perri; Danilo Barbosa, Philipe Sampaio, Víctor Cuesta e Carlos Alberto (Junior Santos); Tchê Tchê, Marlon Freitas (Tiquinho Soares), Eduardo (JP Galvão); Hugo, Luis Henrique (Victor Sá) e Janderson (Matheus Nascimento). Técnico: Tiago Nunes.

Gols: Enner Valencia, aos 19’/1ºT, Alan Patrick, aos 4’/2ºT e Pedro Henrique, aos 7’/2ºT (I). Janderson, aos 1’/2ºT (B).

Cartões amarelos: Pedro Henrique (I). Danilo Barbosa e Matheus Nascimento (B).

Arbitragem: Flavio Rodrigues de Souza, auxiliado por Neuza Inês Back e Alex Ang Ribeiro. Quarto Árbitro: João Vitor Gobi. VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral.

Estádio: Beira-Rio.

Público: 27.365. Pagantes: 23.528. Não pagantes: 3.837.

Renda: R$270.343,00.