Humbertina Fachel, autora do primeiro manto colorado

Das mãos de Humbertina Fachel, nasceu o primeiro fardamento colorado. Noiva e irmã de jogadores do recém fundado Internacional, era costureira de um atelier e, a partir da insistência dos colorados, aceitou a ilustre tarefa de dar forma ao nosso primeiro uniforme.

Com o auxílio de Julieta Pinto César, Eunila Fachel Costa e Lídia de Oliveira, Humbertina entregou os calções, camisas e bonés que vestiram os pioneiros alvirrubros. Em 1909, estas mulheres passaram dias e noites de trabalho para vestir a equipe do Internacional, o primeiro passo para o início de nossa senda de vitórias.

O primeiro uniforme do Internacional foi composto de uma camisa branca com listras verticais em vermelho, o boné vermelho e branco e um calção branco. Também foi Humbertina a responsável pela materialização do escudo do recém fundado Sport Club Internacional. “Foi cortado em papelão, forrado com algodão e coberto com retalhos das camisas, em vermelho e branco”, disse à Folha da Tarde Esportiva em 6 de abril de 1969, no ensejo da inauguração do Estádio Beira-Rio.

Nosso uniforme e nosso escudo sofreram alterações nesses mais de cem anos de história, mas as suas características fundamentais mantêm-se perenes no tempo. A camisa alvirrubra e o SCI que levamos no peito representam as coloradas e os colorados desde 1909. Frente a qualquer adversário, disputando qualquer campeonato ou mesmo se distinguindo como pontos rubros em uma rua movimentada de Porto Alegre, são estes símbolos que nos identificam, símbolos materializados por mãos femininas.