Mariazinha Berwanger: da campanha do tijolo à inauguração

Maria de Lourdes Berwanger, carinhosamente chamada de Mariazinha, foi professora do Estado ao longo de toda a vida. Natural de Erechim, se casou com Enio Berwanger, radialista, em Vacaria. Ainda no interior do Rio Grande do Sul, o casal acompanhava o Sport Club Internacional, sendo o comunicador já sócio colorado, chamado à época de sócio correspondente. Mais tarde, Mariazinha e Enio se mudaram para Porto Alegre, onde o radialista se aproximou ainda mais do clube. Na década de 60, participaram da Campanha do Tijolo, a fim de colaborar com a construção do novo estádio do Internacional.

A data da inauguração do Gigante da Beira-Rio era marcada, então, para o dia 6 de abril de 1969. Alguns dias antes, Enio chegou em casa com um pedido inusitado: “Ele trouxe duas fitas longas, uma vermelha e uma branca, e pediu que eu costurasse as duas juntas para ser a faixa de inauguração”, conta. Ela, de prontidão, começou a unir os dois tecidos. “Não podia deixar de participar disso tudo com alegria. Isso fazia parte também da minha vida, não só do Enio”, relembra.

Ao capricho de suas mãos, nasceu a faixa que inaugurou o Estádio Beira-Rio. Coincidentemente, na fotografia onde a faixa está disposta, está também Enio que, mais tarde, além de conselheiro deliberativo, também se tornou a voz das caixas de som do estádio, fazendo os anúncios durante os jogos na antiga Cabine de Luz e Som. Enio faleceu em 1998, aos 67 anos, e Mariazinha em 2022, aos 88. O coloradismo, no entanto, permanece vivo no coração do filho e das duas netas, em uma família que tem o Inter como parte de sua história.