Gurias largam em vantagem na final do Brasileirão Sub-17
Vitória gigante na Vila Belmiro! As Gurias Coloradas superaram o Santos por 1 a 0, nesta noite de quinta-feira (28/04), e largaram em vantagem na final do Brasileirão Feminino Sub-17! Clarinha marcou seu sexto gol no Nacional e garantiu o triunfo do Clube do Povo no jogo de ida da decisão. A partida de volta, que decidirá a taça, está marcada para o próximo domingo (1º/05), às 11h, no Sesc. Clique aqui para confirmar sua presença de maneira gratuita no confronto!
Ligadas desde o primeiro apito, as Gurias marcaram um gol histórico na casa santista. Logo aos 14 segundos, o Inter tirou o zero do placar após Clarinha pressionar a saída de jogo das Sereias, desarmar Marzia Coutinho, invadir a grande área e, de frente para a goleira Rayssa, finalizar sem chance de defesa. Pela sexta vez na competição, a camisa 11 balançava as redes rivais, empatando com Alice na artilharia do torneio. Vantagem relâmpago no litoral paulista!
As Sereias da Vila, embora apoiadas por sua torcida, sentiram o baque com o precoce vazamento de sua defesa, abatimento aproveitado pelas Gurias, que seguiram donas do jogo até o minuto 20. Em novo desarme no campo de ataque, Clarinha quase marcou o segundo, mas foi travada pela marcação adversária. Berchon, cobrando falta pela intermediária direita, também passou perto de ampliar, bem como Priscila, mais uma bloqueada pela zaga.
O time da casa contou com reforços importantes para a partida desta quinta. Recentemente campeãs do Sul-Americano Sub-20 com a Seleção, ao lado das coloradas Biazinha, Mileninha e Gabi Barbieri, a meio-campista Gi Fernandes e a atacante Analuyza foram escaladas como titulares pela técnica Sandra dos Santos. O nível da dupla cresceu na reta final do primeiro tempo, e conduziu as Sereias ao ataque, deixando o jogo bastante indigesto para o Inter.
Aos 25, Gi escapou pela ponta-direita de ataque e cruzou bola rasteira. Perigosa, a assistência foi cortada por Carla. Pouco depois, na casa dos 30, a camisa 11 Julia teve duas oportunidades pelo corredor esquerdo. A primeira, finalizada com curva, tirou tinta do poste de Bianca. A segunda, arrematada sem ângulo, cruzou toda a extensão da área colorada, mas saiu pela lateral.
Ativo na frente, o Santos quase pagou um preço caro por sua postura ofensiva aos 36. Neste minuto, primeiro dos três acrescidos à etapa inicial, Priscila e Alice fizeram grande tabela pela direita, suficiente para dominar a área paulista. No último toque, porém, a centroavante teve cortado seu passe para a companheira. A resposta das Sereias chegou aos 37, quando Bianca salvou chute perigoso de Isa Viana. Chegava o intervalo.
O ritmo de trocação dos acréscimos do primeiro tempo imperou durante praticamente toda a etapa final. A primeira chance pertenceu às Sereias, que assustaram em cabeceio de Fernandes, seguramente defendido por Bianca. No minuto seguinte, o time da casa quase fez contra, mas escapou, graças a corte em cima da linha da zagueira Mazzoti, de sofrer o segundo gol.
Combativa na frente, a atacante Alice, que muito incomodava a zaga local, precisou deixar o campo aos 11, lesionada após sofrer forte pancada. Em seu lugar, entrou Bruna Wink, que reforçou a compactação colorada. Mais tarde, David da Silva chamou Teté para o jogo. A atleta, que substituiu Clarinha, deu maior imposição ao corredor direito, e quase foi garçonete de Berchon, que chutou com perigo, mas para fora, aos 28.
Enquanto a exaustivamente forçada bola aérea santista fracassava na consistência de Bianca, a velocidade de Priscila conseguiu assustar a defesa rival nos últimos minutos de partida. Atenta à insegurança da goleira rival para jogar com os pés, a atacante, que integra o elenco profissional das Gurias, manteve o Inter atento à saída de bola adversária, e quase repetiu Clarinha para marcar após desarme aos 35. A finalização, desta vez, saiu mascada, encerrando o último lance de perigo da noite.
Até aqui, as Gurias somam seis vitórias nos seis jogos disputados pelo Brasileirão Sub-17. Com 22 gols marcados e nenhum sofrido, as coloradas têm a vantagem do empate para a partida de volta. Triunfo das Sereias por diferença mínima, independente do placar, levará a decisão para os pênaltis, ao passo que demais resultados interessam ao time paulista. Vamos em busca da taça, guerreiras!
Ficha técnica:
Internacional (1): Bianca; Joana (Fridrich), Guta, Carla e Erica Gomes; Mika (Karol), Danny Teixeira e Berchon; Clarinha (Teté), Alice (Bruna Wink) e Priscila. Técnico: David da Silva.
Gol: Clarinha, aos 14”/1ºT (I).
Cartões amarelos: Joana (I).
Arbitragem: Marianna Nanni Batalha, auxiliada por Alberto Masseira e Robson Oliveira. Quarto árbitro: José Almeida e Souza.
Estádio: Vila Belmiro-SP.